
Após uma expressiva queda de 5,1 pontos em janeiro em relação a dezembro, a confiança do consumidor brasileiro medida pela Sondagem do FGV IBRE manteve a trajetória de queda em fevereiro, com retração de 2,6 pontos, para 83,6 pontos. Com o resultado de fevereiro, a confiança do consumidor soma o terceiro mês consecutivo de queda, com uma perda total de 10 pontos, chegando ao menor nível desde agosto de 2022, quando estava em 82,1 pontos.
Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE responsável pela divulgação da Sondagem, afirma que o motor desse resultado foram as expectativas quanto aos próximos meses, com retração de 4,3 pontos, para 87,3 pontos, enquanto o indicador de situação atual manteve-se no mesmo nível de janeiro, com 79,4 pontos. Em janeiro, as perspectivas quanto à situação futura também tinham liderado o aumento do pessimismo das famílias, com queda de 6 pontos em relação a dezembro.
Fonte: IBRE FGV