Com imensa alegria e emoção que me encontro aqui nesta mesa, compartilhando-a com pessoas ilustres e com verdadeiros ícones na defesa do consumidor.
Avançamos, avançamos muito, temos o mundo na palma das mãos. Somos consumidores a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Os produtos e serviços chegam até nós de forma rápida para serem adquiridos, comprados. Fazemos compras à noite no nosso leito, no silêncio das nossas casas, em qualquer lugar onde a conexão nos alcance.
Nos preocupamos, e intensificamos nossas inquietações, com essa nova maneira de ser consumidor, mas nunca deixamos de sê-lo em sua forma básica. Somos consumidores de forma plena quando retornamos às nossas origens e nos deparamos com a fragilidade dos serviços públicos essenciais que nos são entregues. E o são da maneira muito rudimentar, considerando a evolução dos tempos.
Os serviços básicos como fornecimento de água potável, energia elétrica e alimentos seguros ainda demandam preocupações constantes e precisam ser lembrados nas discussões. É sempre necessário aprimorar a forma de entrega, a forma de implementação, porque vivemos em constantes círculos.
A exemplo disso é que na minha Bahia, no CAO CONSUMIDOR, os principais projetos que rodam, referem-se a ÁGUA, a ENERGIA, a TELEFONIA e ao ABATE CLANDESTINO de animais, este último, acreditamos ter sanado no início do século, entretanto persiste e teima em virar pauta do ano, com situação encontrada em mais de cem municípios baianos.
O registro é só para colocarmos um pezinho nas bases e lembrarmos que, além de plataformas digitais, além da inteligência artificial, além das bets e de outros tantos temas atuais, não menos importantes, precisamos olhar para trás e cuidar sempre do que é imprescindível na vida do cidadão.
Feito tais comentários, aproveito a oportunidade para “vender meu peixe”
Bem, na Bahia, temos o hábito de mostrar a nossa casa para as visitas, fazemos um tour pelos ambientes mostrando nossas conquistas, compartilhando as nossas alegrias e, neste momento, é com imensa alegria e muito orgulho que apresento aos senhores a nova casa da MPCON, o nosso site novinho, sendo construído com muita dedicação, muito esforço e, acima de tudo, com muito amor à causa consumerista.
Esse é o nosso novo instrumento de divulgação das nossas ações, e feitos dos nossos associados espalhados pelos quatro cantos do país. Dos temas mais instigantes, e também com a ideia de constituir um banco de inquéritos civis e ações cíveis que tenham repercussão geral, para fins de conhecimento e para definir atribuições de membros do Ministério Público dos Estados. Desta forma, convido os senhores nos informar sobre as investigações em curso e as que serão instauradas, assim como as Ações Cíveis que se enquadrem no tema de repercussão geral 1075 do Superior Tribunal de Justiça
Além disso temos uma rede social, hoje bem movimentada com postagens programadas e divulgações necessárias, nosso instagran.
Por estas razões, suplicamos que nos visitem, acessem a nossa rede social, sigam-nos e associem-se. Vamos fortalecer ainda mais a nossa associação, que já conta com o respeito do sistema de defesa do consumidor, mas que precisa realizar sua função social, ajudar o consumidor a defender os seus direitos.
Finalizando, desejo que Senhor do Bonfim do Alto da Colina Sagrada e o Cristo Redentor se alie a santa Dulce dos Pobres e ajudem-nos a ter dias de paz, de aprendizado e de reflexão.